Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

No comando: 00:00/03:00 Samba e Pagode

Das 00:00 às 03:00

No comando: 03:00/06:00 Bossa Nova

Das 03:00 às 06:00

No comando: 06:00/09:00 Sertanejo

Das 06:00 às 09:00

No comando: 09:00/12:00 MPB

Das 09:00 às 12:00

No comando: 12:00/15:00 Axé

Das 12:00 às 15:00

No comando: 15:00/18:00 Pop and Rock

Das 15:00 às 18:00

No comando: 18:00/21:00 Brazilian Reggae

Das 18:00 às 21:00

No comando: 21:00/24:00 Top Hits

Das 21:00 às 24:00

Menu

Na Bahia, Mapa apresenta resultados do AgroNordeste para diversas cadeias produtivas

Na quinta-feira (20/10), ocorreu o evento para a apresentação de resultados no âmbito do Plano Agronordeste em Juazeiro e Irecê, na Bahia. Em três anos, o Agronordeste promoveu ações de assistência técnica, capacitação, apoio à inovação e ao empreendedorismo, crédito, organização e formalização da produção, impactando a atividade de cerca de 30 mil pequenos e médios agricultores.

Na Bahia, o AgroNordeste atua em três territórios: Irecê, nas cadeias produtivas de olericultura e caprinovinocultura;  Jacobina, nas cadeias produtivas de bovinocultura de leite e caprinovinocultura e Feira de Santana, nas cadeias produtivas de bovinocultura de leite e caprinovinocultura. Além disso, em Juazeiro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o BID, desenvolve projeto de criação da área livre da mosca das frutas no Vale do São Francisco, beneficiando 3.500 fruticultores.

Durante o evento, o Senar premiou os produtores destaques em Assistência Técnica Gerencial com o Certificado de Mérito da ATEG do Senar AgroNordeste. O Banco do Nordeste assinou contratos de financiamento rural nas categorias Agroamigo e Agronegócios. Também foi anunciada a revisão da IN nº 37, de 31 de outubro de 2000, que define os parâmetros de qualidade do leite de cabra, com o objetivo de atender à demanda dos produtores do setor de ovinocaprinocultura.

Em Juazeiro, foi assinado um protocolo de intenções entre o Sebrae, a Faeb/Senar e Abrafrutas, com o objetivo de fomentar ações conjuntas voltadas ao controle da mosca-das-frutas e promover a redução do ataque em frutos hospedeiros nos pomares, atendendo a fruticultores da região do Vale do São Francisco.

Em Irecê, foi realizada a entrega da carta-consulta aprovada para a empresa vencedora do leilão B3, a Equipav, para realização de projeto de investimento em infraestrutura de irrigação e beneficiamento agrícola das etapas 3 e 4 do Baixio de Irecê, para as culturas de soja, milho e feijão, nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu.

Agricultura Familiar

Por meio da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foram entregues em Juazeiro (BA), memoriais descritivos e plantas topográficas para individualização de 50 lotes para imóveis rurais adquiridos por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (Terra Brasil – PNCF). No total serão beneficiadas 32 famílias da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Força da Terra Fonte Viva.

O PNCF Terra Brasil tem como objetivo principal o acesso à terra, promovendo a produção agropecuária, a geração de renda, a autonomia do produtor e a sucessão rural, além de contribuir para a redução das desigualdades sociais, de gênero, geração e etnia, promovendo a inclusão social no meio rural. Os recursos para os financiamentos concedidos são oriundos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária.

No evento também foram entregues peças técnicas aos beneficiários do PNCF Terra Brasil representados neste ato pelo presidente da Associação Agrícola Juriti do Município de Sobradinho (BA) que compareceu ao evento simbolizando a entrega dos lotes individualizados do PNCF para mais de 230 famílias.

Em Irecê (BA), foram entregues lotes individualizados do PNCF para lideranças da Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores da Baixa do Cipó que representaram a concessão desses benefícios para 400 famílias de agricultores do Município de Xique-Xique (BA).

No evento também foram apresentados os resultados do Programa Alimenta Brasil (PAB), de 2019 a 2022, que beneficiou  cerca de 2.640 produtores em 65 municípios da Bahia, com investimento de R$ 17,77 milhões. O PAB tem como finalidade ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais. Para o alcance desses objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Plano AgroNordeste

O AgroNordeste é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Sistema CNA/Senar e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Em Minas Gerais, o AgroNordeste é desenvolvido pela Faemg em parceria com os Sindicatos Rurais.

Também envolve a coordenação dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações, da Educação, da Infraestrutura, e a parceria do Sebrae e Banco do Nordeste. O Plano conta com um comitê central de coordenação, que exerce a instância diretiva, e nos estados conta com o comitês estaduais, e ainda com escritórios locais de operações e 24 agentes de desenvolvimento que atuam nos 11 estados.

 

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 

Foto: Mapa

 

 

Deixe seu comentário: