Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

No comando: 00:00/03:00 Samba e Pagode

Das 00:00 às 03:00

No comando: 03:00/06:00 Bossa Nova

Das 03:00 às 06:00

No comando: 06:00/09:00 Sertanejo

Das 06:00 às 09:00

No comando: 09:00/12:00 MPB

Das 09:00 às 12:00

No comando: 12:00/15:00 Axé

Das 12:00 às 15:00

No comando: 15:00/18:00 Pop and Rock

Das 15:00 às 18:00

No comando: 18:00/21:00 Brazilian Reggae

Das 18:00 às 21:00

No comando: 21:00/24:00 Top Hits

Das 21:00 às 24:00

Menu

Mapa abre inscrições para seleção de startups do agro na Região Nordeste

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com instituições parceiras, abriu inscrições para o AgroNordeste Digital – Desafio de Startups do Agro, maior chamada de startups do Agro na Região Nordeste. As inscrições podem ser feitas até 14 de novembro pelo portal Agro Hub Brasil.

A ação tem o objetivo de identificar e selecionar as melhores soluções de base tecnológica para resolução dos principais problemas do setor produtivo nas cinco regiões polo de agropecuária regional, além de aproximar os atores dos ecossistemas de inovação do Nordeste com hubs, aceleradoras e investidores.

“Esse projeto será um divisor de águas, pois além de aproximar tecnologias e soluções das startups às demandas dos produtores e empreendimentos rurais, vai também oportunizar a aproximação às fontes de recursos privados para investimento nas melhores soluções. Estamos convidando também os fundos de investimentos, hubs e aceleradoras de todo país para participar da chamada”, enfatiza o coordenador-geral de Inovação Aberta da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI-Mapa), Daniel Trento.

Segundo a Secretaria de Inovação do Mapa, o Brasil tem evoluído na consolidação do seu ecossistema de inovação, mas há uma concentração de startups, e ambientes de inovação nas regiões Sul e Sudeste, englobando mais de 80% desses empreendimentos.

A chamada também vai contribuir para a construção de uma rede nacional de inovação no setor e ajudar a desconcentrar o eixo de investimento desses empreendimentos para as regiões agropecuárias do Nordeste, que detém oportunidades de negócios ainda não exploradas.

O AgroNordeste Digital terá duas categorias: uma aberta e uma regional. Na primeira, poderão concorrer startups nacionais ou internacionais já em funcionamento e com soluções maduras ou em vias de validação. Dessas, 12 serão selecionadas para apresentarem seus pitches.

A categoria regional será formada exclusivamente por startups da Região Nordeste, em estágio inicial de desenvolvimento.

O desafio é aberto para startups nacionais e estrangeiras, desde que tenham soluções que atendam aos principais gargalos do setor agropecuário nas áreas pilotos do projeto. Para identificar esses gargalos e desafios, foi contratada, com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), uma consultoria que teve a função de mobilizar os atores das áreas pilotos do projeto, elaborar diagnósticos territoriais e realizar workshops para avaliação e fortalecimento dos ecossistemas de inovação agropecuária.

As áreas escolhidas para a chamada são: Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia); Vale do Jaguaribe (Ceará); Vale do Açu (Rio Grande do Norte); e Oeste Baiano (Bahia) e Campina Grande (Paraíba).

No entanto, as startups não precisam ser necessariamente desses locais, pois a ideia é movimentar o ecossistema e promover a interação de diversas regiões em busca de soluções.

Confira os principais desafios identificados:

a) Gestão de recursos hídricos: soluções para combater o estresse hídrico, aumentando a produção e qualidade da produção nas condições do clima semiárido;

b) Rastreabilidade: desenvolvimento de soluções para acompanhamento e registro de informações sobre a origem do produto e processos envolvidos na produção;

c) Gestão de custos e comercialização: desenvolvimento de ferramentas digitais (aplicativos, softwares, etc) para auxiliar o produtor na gestão da propriedade rural;

d) Bioprodutos: desenvolvimento de bioinsumos de eficiência aumentada para o suprimento de nutrientes para o incremento da produção e qualidade da produção e/ou proteção de plantas contra estresses bióticos e abióticos; e

e) Digitalização de Processos agroindustriais: automatização de processos, IoT do agro, tecnologias digitais para melhorar o fluxo de trabalho, fluxo de processos e o manejo de rebanhos.

O Ministério da Agricultura tem trabalhado para viabilizar a construção de um ambiente favorável à geração de negócios tecnológicos voltados à inovação agropecuária no país, seja por meio de editais públicos ou chamadas, que visam aproximar as tecnologias inovadoras das startups às demandas do setor produtivo, aos investidores privados, como apoio ao desenvolvimento regional.

Conexão com investidores

O Projeto AgroNordeste Digital tem o objetivo de promover o empreendedorismo tecnológico na região, bem como levar conectividade e apoiar startups a desenvolverem novos negócios tecnológicos para o setor agropecuário.

Para a diretora do Departamento de Programas Territoriais Rurais do Mapa e responsável pelo Plano AgroNordeste, Adriana Melo, a chamada de startups do AgroNordeste Digital promove o direcionamento do Plano AgroNordeste para o fomento ao desenvolvimento de tecnologias estratégicas, como a gestão de recursos hídricos e os bioinsumos.

O investimento empresarial nessas fronteiras tecnológicas contribuirá para a geração de novos produtos e serviços, com a inclusão de jovens do campo, ampliação da produtividade e a rentabilidade do agro em diversas escalas.

As startups finalistas farão as apresentações a uma banca de especialistas e investidores. As startups que não conseguirem se deslocar ao local do evento, poderão fazer as apresentações online.

As premiações são: troféu para as três primeiras colocadas de cada categoria; certificado do Mapa para as finalistas de cada categoria.

As finalistas da categoria Start irão receber um programa de aceleração, coordenado pela Secretaria de Inovação do Mapa; conexão com investidores privados nacionais e internacionais da Rede Mapa Conecta (aceleradoras, hubs e fundos de investimentos).

O Agronordeste Digital tem o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), Banco do Nordeste, Sebrae, Sudene, Embrapa, Ufersa, Univasf, Ufcg, Ifba, CNI, Senai/FIEP (PB), Ifpe, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Abrafrutas, Cooperativa Optar orgânicos, entre outros apoiadores.

 

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 

 

Foto: MAPA

 

Deixe seu comentário: